top of page
Buscar

Vacina contra a dengue (QDENGA)

  • Foto do escritor: Silvia Rodrigues
    Silvia Rodrigues
  • 6 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

A vacina contra a dengue (QDENGA), que teve uma eficácia média comprovada de 80%, está liberada na faixa etária de 4 a 60 anos. A vacina é contraindicada para gestantes, lactantes e imunossuprimidos. Além disso, quem teve infecção recente deve aguardar 6 meses para se vacinar.


 A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti e como apresenta 4 sorotipos (4 tipos “diferentes"de dengue), apesar do corpo produzir imunidade após a infecção, essa imunidade não é cruzada, ou seja, não se estende a todos os tipos. Há maior risco de sintomas graves quando acontecem infecções repetidas, podendo levar à dengue hemorrágica. 


A infecção pode ser assintomática, entretanto, os principais sintomas são febre, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores musculares e nas articulações, náuseas e manchas na pele. Não há tratamento específico, apenas sintomático, baseado principalmente na hidratação.


As principais medidas de prevenção são o controle dos mosquitos transmissores e atualmente, a vacina QDENGA,  que é feita a partir do vírus vivo atenuado, e tetravalente, pois contempla os 4 sorotipos.

 

Os principais efeitos colaterais da vacina são dor no local da aplicação, dor de cabeça e muscular, fraqueza e febre.  


A vacina deve ser aplicada em duas doses com intervalo de 3 meses e, além de estar disponível em clínicas particulares, será oferecida pelo SUS (Sistema Único de Saúde)  a partir de fevereiro de 2024. 


A disponibilização da vacina pelo Programa Nacional de Imunizações será feita aos poucos, começando por municípios com mais casos, em 16 estados. Será iniciada para crianças entre 10 e 14 anos e São Paulo ainda não está na lista inicial. Uma lista com os municípios contemplados está disponível no site https://www.gov.br/saude.


Para os pacientes que não podem receber a vacina, recomenda-se o uso de repelentes e roupas claras de mangas compridas, que ajudam na prevenção.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


agum logo branco.png

ENTRE EM CONTATO
11 2528 7283
11 9768 31705 (WhatsApp)

ENDEREÇO
Rua Turiassú, 519, Conjunto 52 | Perdizes | São Paulo SP
Existe serviço de estacionamento pago no prédio e vagas de zona azul na rua (é necessário ter o aplicativo Estapar Zona Azul digital-SP).

bottom of page